terça-feira, 17 de agosto de 2010

É hora de planejamento!

Por Átila Santos

O mês de janeiro chegou e para a maioria dos clubes é o merecido período de férias para as crianças e algum descanço para os adultos, mas nisso tudo tem um pequeno detalhe – É hora de planejar!

Todos nós vivemos planejando alguma coisa, ele é um comportamento humano muito natural, onde que para realizar nossos sonhos precisamos determinar objetivos específicos e mensuráveis com prazos finais realistas e alcançáveis.
”Planejamento é a espinha dorsal do evento. É ele que dá o norte, que define o rumo para onde se deve ir, onde obter a sustentação econômica.”
Vanessa Martins – gestora de eventos

“O planejamento não é um ato isolado, deve ser visualizado como um processo composto de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam o alcance de objetivos previamente estabelecidos”.
Marisa Canton – estudiosa do terceiro setor

Grande parte dos problemas enfrentados pelos clubes sobre o programa e as atividades do ano poderiam ser solucionadas com o planejamento anual, e é nesse momento do ano, que tudo isso deve começar a ser pensado.

O primeiro passo de tudo é a realização de um bom TBD - Treinamento Básico de diretoria, junto aos oficiais escolhidos e os possíveis membros da diretoria (conselheiros, tesoureiro, capelão entre outros) antes de colocar a mão na massa.

Treimento – um dos pontos primordiais para o sucesso do clube

Agora depois de todos saberem suas funções, reuna-os e liste junto com o calendário eclesiástico da associação/missão, calendário da região (16ªRD) e da igreja todos os eventos obrigatórios para o clube e os que ele pode participar em cumprimento a requisitos dos cartões como “Semana Santa”, “Programa do Dia de Finados” entre outros. A premisa de tudo isso, é que as atividades para cumprimento dos cartões devem sempre ser colocadas em primeiro lugar dentro do planejamento anual, pois eles e as especialidades são a base fundamental do funcionamento do clube de desbravadores.

Algumas atividades são excênciais para calendário anual como:

Acampamentos (pelo menos 2);
Caminhadas (pelo menos 1);
Passeios (pelo menos 1 a cada 2 meses);
Muitos clubes preferem montar o planejamento para 6 meses, mas particularmente, depois de anos de experiência, o planejamento anual é a melhor escolha.
Acampamento, a melhor escola

Depois de preparado o planejamento anual, deve ser preparado junto aos conselheiros o calendário de cada classe, pois cada cartão tem o seu próprio rítmo e didática de trabalho, mas sempre integrado ao calendário anual do clube.

Após esse processo, que particularmente é muito desgastante pois é muito material para ser feito em pouco tempo, 2 meses antes de cada programa a diretoria deve se reunir para planejar todos os detalhes do evento – tema, convites, música, decoração, lanche, fotografia entre outros.

Ah! E não se esqueça de montar um cronograma de especialidades que serão feitas durante o ano.

O calendário de especilidades deve ser adequado de acordo com as especialidades de cada classe, quanto mais especialidades vcs puderem aglutinar de cada classe juntas melhor. Exemplo: se uma classe precisa de uma de natureza e companheiro tb, colocar as 2 juntas, assim cumprem as 2 classes e recebem a mesma especialidade.

Nunca se esqueça, o sucesso dos desbravadores é um cartão bem feito sem pressões e as especialidades!

O planejamento não é uma tábua de salvação para todos os problemas do clube, mas ameniza os problemas que podem surgir!

Maranata!!!!

extraído de: http://www.mundodesbravador.com/2009/12/e-hora-de-planejamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário