terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bivaques e Abrigos

BIVAQUE

1. Bivacando na Montanha: Bivaque é o forma mais natural de se dormir em uma montanha, o menor peso e a facilidade de poder se ajeitar em qualquer lugar são as primeiras vantagens de muitas. Vamos conhecer técnicas e sabedorias para o maior conforto possível e a menor agressão ao meio ambiente.Do alemão beiwache , ou do francês bivouac , significa: área de estacionamento em que você só dispõe de abrigos naturais, especialmente árvores, cavernas ou pedras planas, além de muita criatividade.

A arte de se cobrir com as estrelas ou de enfrentar as piores situações possíveis, de dormir em uma caverna com redes e de sentir o mais puro ar circulando por nossas narinas é um absoluto sentimento outdoor (longe de quatro paredes). Porém não podemos esquecer dos índios em suas ocas e das pessoas carentes que moram nas ruas da cidade e usam desse artifício para sobreviver e não para se divertir... mas vamos a montanha !

2. TIPOS DE BIVAQUE Bivaque em árvores : uma árvore pode lhe ajudar para fixar redes e até mesmo para lhe proteger do sereno e da umidade da noite, é fácil de armar um esquema com uma rede, duas árvores e um pequeno toldo por cima de plástico, também pode-se usar apenas uma árvore e buscar outros meios de fixação como pontas de pedras e fissuras para material móvel, na rede vai o saco de dormir e por baixo quem sabe o isolante térmico para deixá-la mais plana.

3. TIPOS DE BIVAQUE Bivaque em cavernas : é fácil de encontrar cavernas em montanhas, nelas podemos nos abrigar naturalmente como se fossem barracas ou com redes, mas neste caso é necessário que tenham fissuras ou pontas de pedra para armar uma proteção improvisando material móvel e fitas compridas (cordeletes) que nestas horas ajudam muito. As cavernas normalmente são úmidas por isso é bom ter sempre um plástico que sirva de toldo (cobertura) para jogar por cima ou para forrar o chão, além de um isolante térmico e de um saco de dormir.

4. TIPOS DE BIVAQUE Bivaque em pedras : “uma boa pedra plana pode até lembrar a sua cama", basta um saco de dormir uma boa roupa e um isolante térmico. Muitas vezes como esses lugares estão expostos a ventos, chuva ou umidade da noite como em cumes e patamares mais elevados por isso é bom estar bem equipado, um saco de bivaque e uma boa roupa podem te quebrar o galho de forma animal mas um saco de dormir e um isolante trazem o tão esperado conforto cinco estrelas ou melhor milhões de estrelas se o céu estiver sem nuvens. Existe também o bivaque feito no meio de grandes escaladas, ai aconselha-se dormir sempre preso a um ponto fixo se a exposição a altura for grande.

5. CABANAS E ABRIGOS IMPROVISADOS

Cabanas e abrigos improvisados : com algum pedaço de lona e pontos fixos pode-se improvisar uma cabana. Ex: três galhos em forma de tripé e uma lona podem significar um abrigo.

Kit básico (bivaque): saco de dormir; lonas plásticas para forrar o chão (2,50mx2,20m ) - p / 2 pessoas; lona plástica para servir de teto ( 3,00m x 3,00m ) - p/ 2 pessoas; isolante térmico (2,10m x70cm ) - 1 pessoa, o material sugerido é o E.v.a. encontrado lojas de materiais para sapataria ou marcas disponíveis no comércio. . saco de bivaque - é difícil de encontrar para vender mas é possível improvisar um em casa, os modelos que são comercializados podem ser feitos de materiais bastante resistentes com o Goretex e nylon plastificado. . Roupas: a roupa faz sempre a diferença, meias, luvas e toucas protegem os pontos extremos do corpo que são as áreas mais sensíveis às temperaturas baixas, calças e blusas protegem o resto do corpo.
. cordeletes e mosquetões no caso de usar a rede .



6. CUIDADOS NECESSÁRIOS

Cuidados necessários em um bivaque: Por estar ao ar livre é importante ter muito cuidado com os animas, principalmente com os peçonhentos como as aranhas, formigas e escorpiões.

As vezes, sem querer eles podem se abrigar antes de você em seu quente saco de dormir e na hora H (ui ui ui), por isso, dê sempre uma atenção geral a isso, olhe os tênis e objetos que possam abrigá-los e que vão entrar em contato com o seu corpo. Lembre-se estamos visitando o lugar onde esses seres vivos habitam.Pense bem antes de matá-los!

Não durma perto de pedras elevadas em noites de chuva com raios. Não quebre árvores ou modifique o ambiente apenas para dormir uma noite, podem existir ótimas opções ao redor, procure pela melhor sem danos a natureza.

Se estiver de rede tome todos os cuidados de segurança antes de dormir, acordar no meio da noite com uma queda dentro do saco de dormir pode ser perigoso e até um pesadelo. Boa Aventura!!

ABRIGOS

* Abrigos: uma forma de improvisar uma casa

* Abrigos com armação de galhos cobertos de sapé


* Abrigos com folhas de seringueira, bananeira ou outras folhas grandes, são rápidos de construir.

* Abrigo utilizando os brotos de árvores cortadas, dobrando os galhos temos uma armação.

* Abrigos usando pedras do local

* Abrigo usando uma manta ou um plástico.


* Abrigo com material da natureza, use o que estiver a seu alcance

* Abrigo: Uma pequena lona e quase vira uma barraca aquecida

* TIPOS : Abrigo feito com uma lona plástica contra o vento, baixinho, sem sombra de duvida e o mais aconselhado para todas as situações o conhecido ENVELOPÃO .

2 comentários: