terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Triângulo dos Desbravadores - sua origem e seu significado

Por Átila Santos

Vários clubes que surgiram na época usaram o nome de Desbravadores. Este nome foi escolhido por John McKim, um grande escoteiro na época que havia entrado para a igreja Adventista.
Não há certeza onde é que ele obteve aquele nome, mas provavelmente aprendeu em 1928 no primeiro acampamento conduzido pela Associação do Sudeste da Califórnia.
Um dos oficiais da Associação no Acampamento contou a história de John Fremont, um explorador americano ao qual se referiu como um desbravador. Mckim podia então ter ouvido o nome e decidiu usá-lo para seu clube que foi formado no ano seguinte.

Em 1946, sob a liderança do Pr. John H. Hancock, na época diretor de jovens da Associação Sudeste da Califónia, o clube começou a tomar forma.
Neste mesmo ano, Hancock criou um símbolo que representa-se todo o movimento, sugindo assim o Triângulo dos Desbravadores.

Quando John Hancock idealizou o emblema, ele buscou representar todos os mais elevados ideais pregados pelo Clube de Desbravadores.

O emblema possui três lados os quais representam:
O Triângulo
Sendo um triângulo equilátero, o símbolo significa a “Plenitude da Trindade”: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, aos quais adoramos e servimos.
O símbolo também representa o “Tripé da Educação”, no qual está centrado todo o programa do Clube de Desbravadores:
- Mental com as especialidades, classes progressivas, honras, Trabalhos Manuais, e outras atividades;
- Físico com acampamentos, passeios, olimpíadas, caminhadas, excursões e
- Espiritual com ano bíblico, atividades de testemunho, entre outros.

E por fim, também significa nossa “Cidadania e Lealdade”, pois servimos a nosso Deus dos Céus e da Terra, à nossa Pátria, e a nosso próximo, entre os quais, nossa família e nossa Igreja.

O Escudo
O escudo significa proteção, o qual na Bíblia, Deus é frequentemente chamado de “Escudo de Seu Povo”. “Não temas, Eu sou teu escudo.” Gênesis 15:01 e “Embaraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.“ Efésios 06:16

A Espada
A espada representa a Bíblia. A espada é usada na guerra. Uma batalha sempre é ganha na ofensiva. Estamos numa batalha contra o pecado e a nossa arma é a Palavra de Deus. A espada do Espírito é a Palavra de Deus. (Ver Efésios 06:17)

O Triângulo Invertido
Ele aponta uma ordem inversa de importancia ensinada por Jesus, que é totalmente contrária aos ensinos do mundo.
Ele também ensina que devemos colocar as necessidades dos outros sempre a frente das nossas.

Suas cores simbolizam:
O Vermelho
Representa a Jesus Cristo, e o seu sacrifício feito por nós, por amor relatado na passagem - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não perreça, mas tenha a vida eterna" João 3:16, e o sacrifício feito por cada Desbravador, ao ingressar no clube de Desbravadores, muitas vezes deixando as outras diversões para estar com seus companheiros de clube nas atividades, o qual é relatado no texto - "...apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo (separado) e agradável a Deus" Romanos 12:1.

O Amarelo Ouro
O amarelo ouro representa a excelência, sendo este um padrão de medida, onde o Clube de Desbravadores com suas normas e elevados ideais ajuda a formar um caráter íntegro para o Reino dos Céus.
“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para enriqueceres.” Apocalipse 03:18
O Branco
O branco significa pureza. Desejamos ter a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida. “O vencedor assim será vestido de vestiduras brancas.” Apocalipse 03:05

O Azul
O propósito do Clube de Desbravadores é de ajudar a ensinar-nos a sermos leais para com nosso Deus, nossa Pátria, nossos parentes, nossa Igreja, enfim, nosso próximo.

Ao longo dos anos passou por algumas modificações, com a inclusão no escudo das incrições MV - Missionários Voluntários, JA - Jovens Adventistas até 1995 o qual em 1996 deixou de ter qualquer inscrição no escudo, designando o nome somente como "Clube de Desbravadores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário