segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aloe Vera: rejuvenescimento comprovado.

Um aliado secular para pele é a substância chamada de Aloe Vera, um Cacto.
“Há séculos, a Aloe Vera tem sido utilizada por sua eficácia na recuperação da pele desidratada, no tratamento de queimaduras, na cura de feridas, no alívio das dores, na psoríase, na eliminação de cicatrizes, no tratamento da acne, etc.
Nos últimos 50 anos, pesquisadores identificaram mais de 200 moléculas biológicamente ativas comprovando cientificamente tais propriedades, movidos principalmente pelo interesse crescente de empresas farmacêuticas e cosméticas, que tem colocado no mercado um número cada vez maior de produtos contendo esta planta. 
Além disso, a forte tendência na utilização de substâncias naturais como ativos terapêuticos, também tem proporcionado investimentos na pesquisa cientifica de tais produtos, a fim de se conseguir avaliar e controlar a qualidade, segurança e eficácia das matérias – primas de origem natural e dos produtos que as contém.
O extrato mucilaginoso do Aloe Vera contém componentes como polissacarídeos, esteróides, enzimas, aminoácidos, vitaminas, além de sais inorgânicos dissolvidos, como fósforo, ferro, magnésio, zinco e cobre. O composto em maior quantidade são os polissacarídeos, amplamente utilizados como umectantes e condicionantes para a pele e os cabelos, auxiliando no restabelecimento do equilíbrio fisiológico. Acredita-se que o Aloe Vera atue inibindo a dor e a inflamação, assim como estimula a cicatrização da pele num mecanismo dose resposta. Aumentando a dose do Aloe, aumenta-se a resposta biológica.
Evidências científicas sugerem que existe no Aloe uma molécula singular, consistindo de uma proteína combinada com um carboidrato complexo chamada de molécula condutora. Esta molécula (polissacarídeo) age como o maestro de uma orquestra, que leva as várias substâncias ativas a uma sinfonia de eventos biológicos que reduzem a inflamação, a irritação e machucados da pele.
A molécula condutora permanece ligada aos fibroblastos, similar ao mecanismo de chave fechadura, os quais levam a uma cascata de eventos biológicos importantes. Por exemplo, fatores de crescimento podem reduzir a inflamação e, ao mesmo tempo, estimular os fibroblastos a promover a cicatrização pelo aumento de colágeno e proteoglicanos “, Afirma Dra. Shany.
Fonte: http://bit.ly/tMC1Oz

Nenhum comentário:

Postar um comentário