sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ORDEM UNIDA (AR-39) Explicada!!!

1. Explicar cinco objetivos, ou mais, da ordem unida.
Disciplina, Organização, Respeito, Criatividade, Coordenação Motora, Seriedade, entre outros.
 
2. Definir:
a)       Formação – disposição ordenada de colunas ou fileiras, formando um conjunto comum de elementos para ordem unida ou outro fim.
b)       Linha – é a disposição dos elementos um ao lado (ou atrás) do outro, mesmo que não estejam voltados para mesma frente.
c)       Fileira – é a formação de um grupo em que os elementos estão colocados sobre a mesma linha, um ao lado do outro, todos voltados para a mesma frente.
d)       Intervalo – é o espaço entre dois elementos colocados na mesma fileira e voltados para a mesma frente. Os elementos da testa distenderão o braço esquerdo horizontal e lateralmente, no prolongamento da linha dos ombros, tocando levemente o ombro direito do companheiro a sua esquerda.
e)       Coluna – é a disposição de um grupo cujos elementos estão um atrás do outro, quaisquer que sejam suas distâncias e formação.
f)        Fila - semelhante a fileira.
g)       Distância – é o espaço compreendido entre dois elementos colocados um atrás do outro. Essa distância é medida pelo comando de cobrir.
h)       Cobrir – Na posição de sentido, braço esquerdo estendido, pontas dos dedos tocando levemente o ombro do companheiro da frente.
i)        Base – coluna pela qual as outras se basearão para manter a distância e intervalo em marcha ou parados. Usamos como base a coluna da extrema esquerda do agrupamento (direita de quem olha).
j)        Cadência – repetição de sons ou movimentos que se sucedem de maneira regular. Como, por exemplo, a batida dos pés na marcha. Caso algum elemento bata fora do tempo está ‘fora de cadência’.
 
3. Explicar as ações de cada uma das ordens a seguir:
a)        Atenção e descansar
1.       Atençãoos comandos de unida devem ser dados após o “atenção” para minimizar erros de execução.
2.       Descansarpés levemente afastados (de 35 a 45 cm) e mãos unidas na altura da cintura. Da posição de sentido o desbravador desloca apenas o pé esquerdo e a mão esquerda segura a direita fechada.
 
b)        Marcar passo, passo acelerado, sem cadência
1.       Marcar passoMovimento de marcha iniciado no pé esquerdo sem sair do lugar.
2.       Passo aceleradoé o passo executado conforme o terreno, em corrida curta e em cadência de cerca de 180 passos por minuto – 3 por segundo.
3.       Sem cadênciaexecutado na amplitude que convém, de acordo com o terreno ou conformação física. Não se ouve batida conjunta de pés, mas o desbravador deve manter as distâncias e intervalos.
 
c)        Continência e apresentar armas
1.       Continêncianão é utilizado por desbravadores
2.       Apresentar armasnão é utilizado por desbravadores
 
d)        Frente para a direita/esquerda e coluna à direita/esquerda
1.       Frente para a direita/esquerdaDado na posição de descansar. Semelhante ao de frente para a retaguarda, o desbravador pula para o lado indicado a 90° e grita o “Rá”.
2.       Coluna à direita/esquerda –  
 
4. Executar corretamente os movimentos básicos a seguir:
a)       Alto – comando dado quando o desbravador assenta o pé esquerdo no solo, então ele dará mais dois passos (um com o pé direito e outro com o esquerdo) e unirá com energia o pé direito com o esquerdo, batendo fortemente os calcanhares.
b)       Descansar – pés levemente afastados (de 35 a 45 cm) e mãos unidas na altura da cintura. Da posição de sentido o desbravador desloca apenas o pé esquerdo e a mão esquerda segura a direita fechada.
c)       Esquerda volver – o desbravador volta-se para a sua esquerda (90°), girando sobre o calcanhar do pé para a esquerda. Terminada a rotação, o instruendo assentará a ponta do pé (eixo) no solo e unirá a ele o outro pé, batendo energicamente os calcanhares.
d)       Direita volver - o desbravador volta-se para a sua direita (90°), girando sobre o calcanhar do pé para a direita. Terminada a rotação, o instruendo assentará a ponta do pé (eixo) no solo e unirá a ele o outro pé, batendo energicamente os calcanhares.
e)       Apresentar armas – comando utilizado antigamente, mas em desuso por desbravadores. Substituído por “Posição” para os ideais dos desbravadores. Faz-se o sinal de maranata.
f)        Posição para oração – pés levemente afastados, mãos juntas na frente e cabeça baixa. Utilizado opcionalmente por alguns clubes, visto que a pessoa pode se sentir a vontade para falar com Deus.
g)       Olhar à direita – em marcha, os desbravadores olham, ao comando, para a sua direita.
h)       Olhar à esquerda - em marcha, os desbravadores olham, ao comando, para a sua esquerda.
i)        Meia volta volver – em posição de sentido, o elemento dá uma meia-volta (180°) e permanece em sentido.
j)        Frente para a retaguarda – em posição de descansar, o elemento pula num giro de 180° pela sua esquerda e grita: “Rá”.
k)      Prestar continência – não é utilizado por desbravadores
l)        Fora de forma – Existe duas formas: com brado e sem brado. Quando for dado o brado, o desbravador deve levantar o braço direito e gritar o combinado. Caso não for dado o brado, o desbravador apenas rompe marcha com o pé esquerdo e não levanta o braço.
 
5. Executar corretamente os movimentos a seguir:
a)       Marcar passo – ver item 3 dessa especialidade
b)       Em frente, marche -  (na verdade é apenas: em frente!!!)
c)       Pela direita contra/marcha – (o mesmo que Direção à direita, em frente!!!)
d)       Pela esquerda contra/marcha - (o mesmo que Direção à Esquerda,em frente!!!)
e)       Coluna direita (com coluna de três ou quatro) – (ninguém até hoje explica!!!)
f)        Coluna esquerda - (ninguém até hoje explica!!!)
g)       Marchar para trás – (absurdo!!!!)
h)       Alto – ver item 4 desta especialidade
 
6. Explicar e demonstrar como usar, exibir e cuidar da bandeira nacional, incluindo como dobra-la corretamente.
NOTA – Respostas concedidas conforme a Lei n° 5.700 de 1° de Setembro de 1971 e alterada pelas leis n° 8.421/92, n° 5812/72 e n° 6.913/81 já inseridas no texto.
a)       Usar – a bandeira nacional deve ser usada em todas as manifestações de sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. Hasteadas em mastros; distendida sem o mastro conduzida por aeronaves, reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças ou veículos; conduzida em formaturas, desfiles ou mesmo individualmente; distendida sobre ataúdes até o sepultamento.
b)       Exibir – a bandeira nacional deve ser exibida sempre com prioridade, ocupando lugar de honra em todo o território nacional. Deverá ficar no centro quando bandeiras em número impar e à esquerda mais próxima ao centro quando em número par de bandeiras. Destacada à frente de outras bandeiras quando em desfiles ou formaturas. Não deve permanecer hasteada durante a noite se não possuir uma iluminação.
c)       Cuidar – quando não estiver sendo usada, deve ser colocada em local digno. Não deve ser tratada com descaso, como tocar no chão. Deve ser dobrada com cuidado e de modo a mostrar todas suas cores quando dobrada. A bandeira nacional deve ser tratada com respeito e nunca ser desprezada por seus cidadãos.

Resolvi não colocar fotos, existem muitas por aí, o problema é que em outros sites e blogs existiam informações vagas e situações sem respostas ou pelo menos sem alguma nota!!! espero ter contribuído neste quesito!!! Façam comentários se houver algo errado ou dizendo o que achou.


Airton Oliveira
Coord Regional


Nenhum comentário:

Postar um comentário