quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bivake 2011 (Proposta Lançada)

                                                                     BIVAKE aqui no Nordeste, mais precisamente na Caatinga, no meio de Sertão, realmente não é pra qualquer um, "o Cabra" tem que ser Guerreiro se quiser vencer todos os obstáculos que o terreno lhe desfavorece!!! A proposta está lançada para 20 a 22/05/2011, já no Domingo à noite haverá a investidura com a entrega das especialidades!!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bushcraft !? vc sabe o que é?

bushcraft é uma atividade cuja tradução mais livre para o português seria "Artes do Mato". Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e ação sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas mas tem vindo a cair no esquecimento da população em geral, quer por falta da sua prática, quer por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias.

Falamos de coisas tão simples como saber acender um fogo sem fósforos ou isqueiros, saber construir um abrigo, uma jangada ou uma cesta com fibras naturais. Inclui ainda o conhecimento de como fabricar uma corda, esculpir uma colher ou outros utensílios em madeira e construir uma facamachado ou ferramentas semelhantes. Estas são algumas das atividades que há algumas décadas eram bastante comuns, mas que com a industrialização sem tem vindo a perder. Não obstante o seu valor permanece imutável, sendo estas técnicas e os princípios subjacentes às mesmas a base de toda a sociedade industrializada.

O praticante de bushcraft não se propõe a reinventar a roda, apenas a saber como funciona, como a pode fazer, e como a pode utilizar para resolver problemas. Toda a base da evolução humana, e no fundo da própria sobrevivência depende de uma só coisa: capacidade de adaptação. Torna-se necessário olhar para um objeto, um pedaço de madeira, barro, couro ou pedra e não ver aquilo que o objeto é, mas aquilo que o objeto pode ser.

bushcraft distingue-se de várias outras atividades, até da própria "sobrevivência" como é vista pelo grande público no sentido em que vai para além do "sobreviver a algo" num curto espaço de tempo, estando mais próximo do "viver depois de algo" numa perspectiva de mais longo prazo. Daí a importância de algumas preocupações, como conhecer os recursos de cada região, as épocas de produção de cada planta, os animais de cada zona, etc. A grande riqueza e mais-valia de prática de todas estas artes, com a inclusão de técnicas de primeiros socorros, etc, é o conhecimento do mundo e de nós próprios que nos torna mais capazes e confiantes de ultrapassar os problemas, quer no quotidiano quer em situações extremas, conhecimento esse que se espera que se um dia vier a ser preciso, e nunca saberemos quando o será, nos possa ser útil a nós e a quem de nós puder precisar na altura."

As Técnicas de sobrevivência compõem um conjunto de práticas emergenciais que, compreendidas, treinadas e aplicadas em situações extremas, permitem ao indivíduo prolongar sua vida e manter-se fisicamente íntegro, permitindo-lhe o resgate ou que encontre uma saída para os problemas.

Situações extremas de desastres (acidentes com meio de transporte, terremotos, naufrágios, etc.) podem colocar o indivíduo longe da vida civilizada e do socorro; o conhecimento das técnicas de sobrevivência podem salvar a sua própria vida e a de outros que estejam em sua companhia. O treinamento de sobrevivência é uma das disciplinas militares.


                                                                                texto extraído de: http://pt.wikipedia.org


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ORDEM UNIDA (AR-39) Explicada!!!

1. Explicar cinco objetivos, ou mais, da ordem unida.
Disciplina, Organização, Respeito, Criatividade, Coordenação Motora, Seriedade, entre outros.
 
2. Definir:
a)       Formação – disposição ordenada de colunas ou fileiras, formando um conjunto comum de elementos para ordem unida ou outro fim.
b)       Linha – é a disposição dos elementos um ao lado (ou atrás) do outro, mesmo que não estejam voltados para mesma frente.
c)       Fileira – é a formação de um grupo em que os elementos estão colocados sobre a mesma linha, um ao lado do outro, todos voltados para a mesma frente.
d)       Intervalo – é o espaço entre dois elementos colocados na mesma fileira e voltados para a mesma frente. Os elementos da testa distenderão o braço esquerdo horizontal e lateralmente, no prolongamento da linha dos ombros, tocando levemente o ombro direito do companheiro a sua esquerda.
e)       Coluna – é a disposição de um grupo cujos elementos estão um atrás do outro, quaisquer que sejam suas distâncias e formação.
f)        Fila - semelhante a fileira.
g)       Distância – é o espaço compreendido entre dois elementos colocados um atrás do outro. Essa distância é medida pelo comando de cobrir.
h)       Cobrir – Na posição de sentido, braço esquerdo estendido, pontas dos dedos tocando levemente o ombro do companheiro da frente.
i)        Base – coluna pela qual as outras se basearão para manter a distância e intervalo em marcha ou parados. Usamos como base a coluna da extrema esquerda do agrupamento (direita de quem olha).
j)        Cadência – repetição de sons ou movimentos que se sucedem de maneira regular. Como, por exemplo, a batida dos pés na marcha. Caso algum elemento bata fora do tempo está ‘fora de cadência’.
 
3. Explicar as ações de cada uma das ordens a seguir:
a)        Atenção e descansar
1.       Atençãoos comandos de unida devem ser dados após o “atenção” para minimizar erros de execução.
2.       Descansarpés levemente afastados (de 35 a 45 cm) e mãos unidas na altura da cintura. Da posição de sentido o desbravador desloca apenas o pé esquerdo e a mão esquerda segura a direita fechada.
 
b)        Marcar passo, passo acelerado, sem cadência
1.       Marcar passoMovimento de marcha iniciado no pé esquerdo sem sair do lugar.
2.       Passo aceleradoé o passo executado conforme o terreno, em corrida curta e em cadência de cerca de 180 passos por minuto – 3 por segundo.
3.       Sem cadênciaexecutado na amplitude que convém, de acordo com o terreno ou conformação física. Não se ouve batida conjunta de pés, mas o desbravador deve manter as distâncias e intervalos.
 
c)        Continência e apresentar armas
1.       Continêncianão é utilizado por desbravadores
2.       Apresentar armasnão é utilizado por desbravadores
 
d)        Frente para a direita/esquerda e coluna à direita/esquerda
1.       Frente para a direita/esquerdaDado na posição de descansar. Semelhante ao de frente para a retaguarda, o desbravador pula para o lado indicado a 90° e grita o “Rá”.
2.       Coluna à direita/esquerda –  
 
4. Executar corretamente os movimentos básicos a seguir:
a)       Alto – comando dado quando o desbravador assenta o pé esquerdo no solo, então ele dará mais dois passos (um com o pé direito e outro com o esquerdo) e unirá com energia o pé direito com o esquerdo, batendo fortemente os calcanhares.
b)       Descansar – pés levemente afastados (de 35 a 45 cm) e mãos unidas na altura da cintura. Da posição de sentido o desbravador desloca apenas o pé esquerdo e a mão esquerda segura a direita fechada.
c)       Esquerda volver – o desbravador volta-se para a sua esquerda (90°), girando sobre o calcanhar do pé para a esquerda. Terminada a rotação, o instruendo assentará a ponta do pé (eixo) no solo e unirá a ele o outro pé, batendo energicamente os calcanhares.
d)       Direita volver - o desbravador volta-se para a sua direita (90°), girando sobre o calcanhar do pé para a direita. Terminada a rotação, o instruendo assentará a ponta do pé (eixo) no solo e unirá a ele o outro pé, batendo energicamente os calcanhares.
e)       Apresentar armas – comando utilizado antigamente, mas em desuso por desbravadores. Substituído por “Posição” para os ideais dos desbravadores. Faz-se o sinal de maranata.
f)        Posição para oração – pés levemente afastados, mãos juntas na frente e cabeça baixa. Utilizado opcionalmente por alguns clubes, visto que a pessoa pode se sentir a vontade para falar com Deus.
g)       Olhar à direita – em marcha, os desbravadores olham, ao comando, para a sua direita.
h)       Olhar à esquerda - em marcha, os desbravadores olham, ao comando, para a sua esquerda.
i)        Meia volta volver – em posição de sentido, o elemento dá uma meia-volta (180°) e permanece em sentido.
j)        Frente para a retaguarda – em posição de descansar, o elemento pula num giro de 180° pela sua esquerda e grita: “Rá”.
k)      Prestar continência – não é utilizado por desbravadores
l)        Fora de forma – Existe duas formas: com brado e sem brado. Quando for dado o brado, o desbravador deve levantar o braço direito e gritar o combinado. Caso não for dado o brado, o desbravador apenas rompe marcha com o pé esquerdo e não levanta o braço.
 
5. Executar corretamente os movimentos a seguir:
a)       Marcar passo – ver item 3 dessa especialidade
b)       Em frente, marche -  (na verdade é apenas: em frente!!!)
c)       Pela direita contra/marcha – (o mesmo que Direção à direita, em frente!!!)
d)       Pela esquerda contra/marcha - (o mesmo que Direção à Esquerda,em frente!!!)
e)       Coluna direita (com coluna de três ou quatro) – (ninguém até hoje explica!!!)
f)        Coluna esquerda - (ninguém até hoje explica!!!)
g)       Marchar para trás – (absurdo!!!!)
h)       Alto – ver item 4 desta especialidade
 
6. Explicar e demonstrar como usar, exibir e cuidar da bandeira nacional, incluindo como dobra-la corretamente.
NOTA – Respostas concedidas conforme a Lei n° 5.700 de 1° de Setembro de 1971 e alterada pelas leis n° 8.421/92, n° 5812/72 e n° 6.913/81 já inseridas no texto.
a)       Usar – a bandeira nacional deve ser usada em todas as manifestações de sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. Hasteadas em mastros; distendida sem o mastro conduzida por aeronaves, reproduzida sobre paredes, tetos, vidraças ou veículos; conduzida em formaturas, desfiles ou mesmo individualmente; distendida sobre ataúdes até o sepultamento.
b)       Exibir – a bandeira nacional deve ser exibida sempre com prioridade, ocupando lugar de honra em todo o território nacional. Deverá ficar no centro quando bandeiras em número impar e à esquerda mais próxima ao centro quando em número par de bandeiras. Destacada à frente de outras bandeiras quando em desfiles ou formaturas. Não deve permanecer hasteada durante a noite se não possuir uma iluminação.
c)       Cuidar – quando não estiver sendo usada, deve ser colocada em local digno. Não deve ser tratada com descaso, como tocar no chão. Deve ser dobrada com cuidado e de modo a mostrar todas suas cores quando dobrada. A bandeira nacional deve ser tratada com respeito e nunca ser desprezada por seus cidadãos.

Resolvi não colocar fotos, existem muitas por aí, o problema é que em outros sites e blogs existiam informações vagas e situações sem respostas ou pelo menos sem alguma nota!!! espero ter contribuído neste quesito!!! Façam comentários se houver algo errado ou dizendo o que achou.


Airton Oliveira
Coord Regional


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Classes de Férias - Amigo a Guia

Olá Liderança de Desbravadores de Petrolina - PE, se vc está cansado de tentar e não conseguiu ainda sua tão desejada classe, e fica colocando a desculpa que a unidade de seu clube te ocupa muito e vc não consegue a tão desejada classe então vc precisa fazer esta classe de férias, temos o material completo e nossas aulas começãm neste sábado às 15h na IASD Ouro Preto, TUDO ISSO INTEIRAMENTE GRATIS, vc precisa apenas trazer seu cartão da classe ou baixar um da internet, caderno ou folhas, caneta. Serão entre 04 e 08 reuniões. Se quizeres adquirir a classe tão esperada e não teve como antes, agora é a chance!!!